O lançamento oficial da I Etapa da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa 2023 aconteceu no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz, na manhã desta terça-feira (08).
Presente ao evento, o governador Carlos Brandão destacou os esforços da AGED e a parceria com os produtores e criadores maranhenses para que o Maranhão possa fazer a retirada da vacina contra febre aftosa em 2024 e alavancar a pecuária maranhense. “Estamos cumprindo as metas do Ministério da Agricultura para que o estado se torne zona livre de febre aftosa e a gente possa retirar a vacina ano que vem. Esse trabalho vai ter êxito se fizermos agora a integração entre o governo e os pecuaristas para um ampla imunização”, ressaltou.
Representando o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão, Ricardo Ataíde, esteve no lançamento oficial da campanha e ressaltou a importância do Fundepec-MA para a mudança de status sanitário. “O Fundepec-MA sempre apoiou as ações voltadas para o fortalecimento do setor agropecuário, sobretudo aquelas voltadas para a defesa sanitária animal, executadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão, a Aged”, afirmou Ricardo Ataíde.
Também estiveram presentes no lançamento o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Diego Rolim, o presidente da Aged-MA, Cauê Aragão, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, pecuaristas e profissionais ligados ao setor agropecuário.
Campanha de vacinação
A campanha de vacinação contra febre aftosa vai até dia 31 de maio e os criadores devem imunizar seus rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades. A meta da campanha é ultrapassar 95% dos rebanhos bovinos e bubalinos vacinados contra aftosa, chegando a 100% dos animais imunizados. O Maranhão possui atualmente mais de 10 milhões e 300 mil cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos.
A comprovação da vacinação vai até o dia 15 de junho e o produtor pode fazer no escritório da AGED onde tem a propriedade cadastrada ou fazer pelo SIGAMA – sistema que contou com o apoio do Fundepec-MA para a sua implantação e manutenção, após solicitar permissão para acesso. Os produtores que já possuem acesso ao Sistema poderão usar o módulo de comprovação da vacina a partir da segunda quinzena de maio.
*Com informações do site da Aged.