Começa neste domingo (01) a I Etapa da Campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai até o dia 31 de maio. Devem ser vacinados nesta etapa todos os bovinos e bubalinos de 0 a 2 anos de idade com uma dose de 2ml do imunizante.
A comprovação da vacina deve ser feita pelo produtor rural no escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA)em que é cadastrado. O procedimento pode ser feito de forma digital e online.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), conforme o calendário de vacinação, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, para a maioria dos estados. A exceção fica apenas para 11 unidades da Federação – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.
Para essa etapa, a expectativa é imunizar cerca de 107 milhões de animais em todo território brasileiro.
As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda.
Inversão nas etapas
Em abril, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou uma inversão da estratégia de vacinação para os estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA), com exceção do Espírito Santo, onde a vacinação já é invertida.
Desta forma, para 10 estados e o Distrito Federal (BA, ES, GO, MG, MT, MS, RJ, SE, SP e TO) a 1ª etapa a ser realizada em maio será destinada aos bovinos e bubalinos até 24 meses, enquanto a 2ª etapa, em novembro, para todo o rebanho.
A medida adotada visa equacionar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria.
Os estados que compõem o Bloco IV do PE-PNEFA totalizam aproximadamente 61,3 milhões de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses que deverão ser imunizados no mês de maio de 2022.