Fundepec-MA participou do VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia

O Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA), participou do VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia sob o tema “Acarologia e Biodiversidade: Da Inovação à Sustentabilidade”. Realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e parceiros, de 23 a 26 de junho, no Rio Poty Hotel em São Luís.

No Brasil, a acarologia é uma área importante devido à diversidade de ácaros e carrapatos no país, muitos dos quais têm impacto significativo na agricultura, na saúde pública e na veterinária. O VIII SIBAC contou com diversos palestrantes e estudiosos da área para troca de conhecimentos e com o objetivo de contribui significativamente para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e inovação tecnológica nos setores agrícola e pecuário do país e da América Latina, com foco particular no desenvolvimento sustentável.

O presidente do Fundepec-MA, José de Jesus Reis Ataide, ressaltou que é indispensável o conhecimento sobre ácaros na pecuária e que poucos conhecem os impactos que os eles podem causar “A acarologia é uma disciplina vital, que contribui para o desenvolvimento de métodos eficazes de controle de pragas e doenças, beneficiando a agricultura, a saúde pública e a veterinária”, afirmou. 

A Professora da UEMA e organizadora do evento, Ester Azevedo Amaral, falou da importância desse evento no nosso Estado que é um polo rico em agricultura e pecuária, além de ser o primeiro da região nordeste a sediar o SIBAC.

“O valor do Maranhão sediar um evento desse tamanho, com varias autoridades da acarologia da América do Sul, trazendo informações importantes e atuais, uma riquezas de conhecimento inestimáveis, na construção de um futuro mais sustentável. E no nosso Estado a grande maioria ainda não tem noção da relevância desse assunto, um dos meus desejos é que os Órgãos Públicos, viessem com seus técnicos para aprender e ver os avanços da acarologia, ver o quanto os ácaros causam danos na agricultura e na pecuária e agora descobertas incríveis de ácaros benéficos que ajudam no controle de insetos”, afirmou. 

O VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia: Acarologia e Biodiversidade: Da Inovação à Sustentabilidade foi um marco importante no avanço do conhecimento e práticas sustentáveis na área, contribuindo significativamente para o setor agrícola e pecuário do Brasil e da América do Sul. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *