Realizada na manhã de ontem mais uma reunião da Equipe Gestora Estadual do Maranhão do Plano Nacional de Vigilância contra a Febre Aftosa (Egepe-MA PNEFA). A reunião, que aconteceu de forma híbrida, na sede da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), teve como pauta principal a estratégia de execução do Plano Nacional de Comunicação do PNEFA.
Os novos membros do Egepe-MA que representam o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), o conselheiro Marco Aurélio Martins e o assessor Fábio Perfetti participaram da reunião, que também contou com a presença da assessora de Comunicação do Fundepec-MA, Vitória Castro.
De acordo com o plano nacional de comunicação, o objetivo principal é “maximizar os resultados das ações de comunicação do PNEFA, a partir da harmonização das mensagens, da definição das estratégias a serem usadas nas zonas livres de febre aftosa com e sem vacinação existentes no País e da agenda de oportunidades a ser utilizada para cada público-alvo do PNEFA”.
Após a abertura da reunião do Egepe-MA, que teve a participação do presidente da Aged-MA, Cauê Aragão, o representante do Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos Carvalho, apresentou algumas das estratégias do plano estadual que está sendo desenvolvido no Mato Grosso, como forma de contribuir com a elaboração do plano maranhense.

A equipe gestora que discute o Plano Nacional de Comunicação é do Planejamento Estratégico do Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE PNEFA)
Elaborado por um comitê que será formado também por assessores de comunicação das entidades e órgãos que integram o Egepe-MA, a previsão é de que até o fim de dezembro deste ano o plano estadual de comunicação seja submetido à aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Uma nova reunião está prevista para o dia 31 de agosto para discutir a elaboração do plano estadual de comunicação do Maranhão.
A equipe gestora do Maranhão é composta por representantes de instituições e órgãos públicos ligados ao setor rural. São eles: Aged-MA, Fundepec-MA, Faema/Senar, Ascem-MA, Uema, CRMV-MA, Fetaema, Sagrima, SFA-MA e Seinc.