Equipe do Fundepec-MA reuniu com membros da Avima para discutir o fortalecimento do setor avícola.

Com o objetivo de discutir a implementação de mecanismo de segurança sanitária que leve à melhoria para o setor da avicultura no estado, a equipe do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA) promoveu uma reunião com membros da Associação da Avicultura do Maranhão (Avima). O encontro aconteceu na última quarta-feira (10), às 15h30, na sede do Fundepec-MA.

De acordo com a Avima, no Maranhão são produzidos 3,5 milhões de frangos por mês e 250 mil ovos por dia. Esta produção de frangos atende a 30% do mercado consumidor interno e a de ovos apenas 5%.
Conduzida pelo presidente do Fundepec-MA, José de Jesus Reis Ataíde, a reunião contou com a participação do vice-presidente da Avima, Francisco Canindé Targino, que também representou as empresas Agronor Alimentos e Ovos Pleno, José Augusto Monteiro, membro da diretoria da Associação, José Dometílio Braga, do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), Marco Aurélio Martins, membro do Conselho de Administração do Fundepec-MA, Ricardo Ataíde, consultor do Fundepec-MA e Iron Silveira e Robert Garcia, ambos representantes da Santo Izabel Alimentos.

José Ataíde fez uma explicação de como funcionava o Fundepec-MA e da participação da entidade nas ações de defesa sanitária animal. “A princípio, o Fundepec-MA foi criado para atuar na erradicação da febre aftosa e outras doenças que atingem bovinos e bubalinos, mas hoje, até por recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atuamos também com ações que contemplam outras espécies de animais, tais como, aves e suínos”, explicou o presidente.

Na oportunidade foram apresentadas algumas ações desenvolvidas pelo Fundepec-MA e que constam no planejamento estratégico, tais como as campanhas de vacinação contra a febre aftosa e brucelose, o controle da tuberculose, o Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando (PMGG), além do apoio ao Programa de Pós – Graduação de mestrado e doutorado profissional em defesa sanitária animal, ministrado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Para o vice-presidente da Avima, Francisco Canindé Targino, a reunião foi a melhor possível. “Foi esclarecedora e fiquei muito feliz e honrado em participar. Vou convocar as outras empresas para nos reunirmos e avaliarmos nossa participação e contribuição para que o Fundepec se torne cada vez maior e cada vez mais forte. O setor da avicultura tem todo interesse em participar do Fundepec, porque ele está em defesa do Maranhão, em defesa dos princípios, da qualidade da carne e dos nossos produtos”, afirmou Targino.

Iron Silveira elogiou a organização do Fundepec-MA. “Tem uma estrutura que serve de exemplo para o setor de avicultura e vamos nos empenhar para fazer parte desta estrutura. O Fundo tem muito o que contribuir para o setor, principalmente na parte sanitária”, afirmou Iron.
Ao final, dirigentes do Fundepec-MA e da Avima comprometeram-se em conhecer, o mais rápido possível, as experiências existentes em outros estados da participação do setor avícola em fundos estaduais de saúde animal para que voltem a se reunir para discutir as ações que podem ser realizadas em parceria, aproveitando as experiências bem-sucedidas no setor da bovinocultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *