De acordo com dados divulgados ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), já foi feita cerca de 90% da semeadura de soja no Maranhão, representando uma área de 1.045,9 mil hectares previstos para esta safra. As informações constam no 4º levantamento do Boletim de Grãos da safra 2021/2022 elaborado pela Conab.
A previsão é de que sejam produzidos 284,4 milhões de toneladas de grãos no Brasil, o que equivale a um incremento de 12,5% ou 31,6 milhões de toneladas se comparado com a safra anterior.
Com um crescimento de 3,8% na área e produção estimada de 140,5 milhões de toneladas, a soja mantém o país como o maior produtor mundial da oleaginosa. “A liderança do Brasil na agricultura mostra os avanços conquistados na produção brasileira de grãos”, ressalta o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro. “Além da versatilidade dos produtores, que estão cada vez mais estruturados a partir de informações de inteligência agrícola da Companhia, outros ganhos são resultado da organização e da parceria de instituições públicas e privadas para o desenvolvimento tecnológico da agropecuária nacional.”
No caso do trigo, a safra 2021 foi concluída e o volume total de produção é de 7,7 milhões de toneladas. O resultado final ficou acima do obtido na temporada passada, mesmo com as adversidades climáticas, com períodos prolongados de estiagem e a incidência de geadas registradas em parte do ciclo, que reduziram o potencial produtivo. No entanto, o bom incremento de área plantada, visualizado neste ano, favoreceu o desempenho da cultura.
*Com informações do site da Conab.