Vai até o dia 30 de junho a primeira etapa da Campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão. Iniciada no dia 01 de maio, nesta campanha devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com uma dose de 2ml do imunizante.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) alerta da importância da vacinação, mas também de sua comprovação, que pode ser feita até o dia 31 de julho, de forma presencial, por meio de agendamento, ou de modo virtual, bastando conferir os e-mails e contatos dos escritórios da AGED que estão disponíveis no site www.aged.ma.gov.br/atendimento/.
O prazo estendido para comprovação da vacinação é uma estrategia da Aged para evitar aglomerações, pois todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos pela Agência, que recomenda ainda que os produtores não deixem para comprovar na última hora, pois o período de comprovação não será estendido.
Além do Maranhão, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa está acontecendo em outros 14 estados e no Distrito Federal.
Este mês os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso foram reconhecidos internacionalmente como zonas livres de febre aftosa sem vacinação. No entanto, nos demais estados a vacinação deve continuar normalmente, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).