Na programação, palestras, comercialização de animais e produtos do Programa Pró-Genética, cursos e oficinas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (Senar-MA) e apresentação do programa Fazendo Educação, realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) – um teatro de fantoches para crianças da rede pública de ensino e que aborda temas como a brucelose e febre aftosa.
No último dia da Agrofeira de Bacabal, que é realizado pelo Sindicato Rural de Bacabal, acontecerá a tradicional Cavalgada.
O presidente do sindicato, Ramon Arraes, falou que há uma grande expectativa em torno do evento e agradeceu o apoio do Fundepec. Com o apoio de instituições como o Fundepec a gente não poderia realizar um evento desta grandeza”, afirmou Ramon.
No Maranhão o programa Pró-genética é desenvolvido graças a uma parceria estabelecida em junho de 2017, entre o Governo do Estado, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem).
O Pró-genética tem como objetivo o aumento da produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, com o uso de touros melhorados e materiais genéticos superiores, cujo acesso será facilitado por essa parceria.
Os touros que serão comercializados na Agrofeira são de pura origem e possuem o Registro Genealógico Definitivo (RGD), além de serem inspecionados pela ABCZ.