Encerrado nesta sexta-feira o Agrobalsas 2022, evento que foi realizado na Fazenda Sol Nascente no período de 16 a 20 de maio. Ao encerrar o Agrobalsas, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), organizadora do evento, divulgou a carta do Agrobalsas 2022.
Na carta, a produção de alimentos é ressaltada pela Fapcen, enfatizando que o Brasil dá uma enorme contribuição à alimentação da população mundial, e informando que as pesquisas apontam que mais de 800 milhões de pessoas são alimentadas tendo como base a produção brasileira.
Após contextualizar a situação geopolítica, citando problemas enfrentados pelo mundo, como o período mais crítico da pandemia e mais recentemente a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a Fapcen conclamou para a solução de alguns problemas logísticos e citou a recuperação da Rodovia MA 006, assim como a efetiva construção do anel da soja, da ferrovia Balsas- Porto Franco, efetiva solução da hidrovia do Parnaíba, novos investimentos no Porto do Itaqui com a construção de mais berços, aumento da capacidade de armazenamento e incentivo à construção de novos portos em São Luís, além da criação da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais, em Balsas.
Após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia, a Agrobalsas 2022, apesar de ainda não ter divulgado os dados oficiais, foi um sucesso de público, de negociações e de expositores.
Com o tema “Conectividade Cerrado – o grande celeiro”, os números iniciais já superaram os anos anteriores. Foram 800 expositores e uma estimativa de 4 bilhões em negociação.
Na edição de 2019 a Agrobalsas contou com 584 expositores, movimentou R$ 1, 185 bilhão e teve um público de 120 mil pessoas.
Participação do Fundepec-MA no Agrobalsas 2022.
O vice-presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), Cláudio Azevedo, participou da abertura do Agrobalsas 2022, e a equipe do Fundo, composta pelos assessores Ricardo Ataíde, que também é membro do Conselho de Administração como presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) e os assessores Fábio Perfetti e Vitória Castro, participaram até o último dia de realização do Agrobalsas.
As ações do Fundepec-MA foram mostradas nos stands da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faema-Senar), instalados no Espaço Agro.
A Aged e o Sistema Faema-Senar integram o conselho de Administração do Fundepec-MA. “No stand da Aged mostramos a importância do Fundepec-MA no apoio às atividades de Defesa Sanitária Animal desenvolvidas pela Agência”, afirmou Cláudio Azevedo.
Em visita à sede da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), Ricardo Ataíde conversou com a superintendente da Fundação, Gisela Introvini, o coordenador do Agrobalsas, Marcelo Introvini, o presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (Sinfa), Diego Amaral e o vice-presidente da Federação Nacional dos Servidores da Fiscalização Agropecuária – UNAFA, Francisco Saraiva.
Gisela Introvini falou da importância do Fundo não só para a pecuária, mas também para a produção de grãos. “Quando nós falamos nesse grande celeiro, observamos a fusão da pecuária nesta região, conhecida como produtora de grãos. Conhecendo melhor o Fundepec aqui no estado eu entendi que temos realmente que prevenir contra os eventuais riscos que podem ocasionar esse grande celeiro e levar por exemplo, algum prejuízo financeiro a todos”, afirmou Gisela.
Para Ricardo Ataíde, a Agrobalsas vem superando todas as expectativas. “Os produtores estão cada vez mais investindo no agronegócio e o Agrobalsas é a demonstração da força do agronegócio maranhense”, afirmou Ricardo.
A equipe do Fundepec-MA aproveitou a ida ao município de Balsas para conhecer a empresa Agromina, que possui uma granja com cerca de 50 mil suínos e ainda produz milho e soja.