O Maranhão está nos últimos dias da Campanha de vacinação contra a febre aftosa, que será encerrada nesta quinta-feira, 15 de julho. Nesta primeira etapa deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades com uma dose de 2ml do imunizante.
A campanha foi iniciada no dia 01 de maio com prazo para ser encerrada no dia 30 de junho, mas mesmo após um período de 60 dias, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a prorrogação da campanha por mais 15 dias.
A prorrogação da campanha foi solicitada por conta da falta de vacinas nas casas agropecuárias. O desabastecimento do imunizante ocorreu ainda em outros estados, como Minas Gerais, Bahia e Sergipe, que também solicitaram ao Mapa o adiamento da campanha de vacinação.
O presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA), José de Jesus Reis Ataíde, ressalta a importância dos criadores vacinarem seus animais. “O Maranhão possui um rebanho de mais de 9 milhões de bovinos e bubalinos e é fundamental que o estado mantenha a cobertura vacinal dos últimos anos para que possamos avançar e alcançar o status sanitário de Zona livre de aftosa sem vacinação”, avaliou Ataíde.
Comprovação
A comprovação da imunização pode ser feita de forma presencial, por meio de agendamento, ou de modo virtual, bastando conferir os e-mails e contatos dos escritórios da AGED que estão disponíveis no site www.aged.ma.gov.br/atendimento/.
Saiba mais sobre os procedimentos para a comprovação acessando https://www.aged.ma.gov.br/comprove-sua-vacinacao/