A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged-MA) emitiu na tarde desta sexta-feira uma nota sobre o Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão – SIGAMA, informando que estará em pleno funcionamento a partir do dia 01 de junho.
O Sigama foi desenvolvido por técnicos da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação e Integração com o apoio dos servidores da Aged-MA. o novo sistema está substituindo o Sistema de Integração Agropecuário – SIAPEC, que contou com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Maranhão (Fundepec-MA).
Confira abaixo a nota da Aged-MA:
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) vem a público informar que o Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão – SIGAMA estará em pleno funcionamento a partir do 01 de junho, do corrente ano.
Desde o dia 22 de abril os principais módulos do Sistema foram sendo liberados, gradativamente, para as 18 Unidades Regionais da Agência.
No momento, os servidores da AGED já trabalham no novo sistema com a emissão das Guias de Trânsito Animal (GTAs) eletrônicas e na atualização do ambiente, através do lançamento das GTAs que foram emitidas de forma manual. A Agência informa ainda que, a partir do dia 17 próximo, haverá a liberação dos módulos de revenda e de comprovação de vacinação contra febre aftosa, além da ficha sanitária.
A AGED esclarece que a realização do cadastro de produtores e de propriedades rurais durante a transição entre os sistemas continuou sendo executado de modo manual nos escritórios da Agência. A AGED informa que este módulo no sistema está sendo ajustado e liberado gradualmente com os demais módulos.
Aos produtores, criadores, agricultores e demais usuários do sistema solicitamos a compreensão de todos, além das nossas sinceras desculpas pelos transtornos decorridos nesta transição de plataformas digitais. Enfatizamos ainda que, nossas equipes estão trabalhando arduamente para minimizar os problemas decorridos desta mudança.
Mais uma vez reiteramos que, o objetivo desta Agência é tornar os serviços prestados mais ágeis, eficientes e com maior autonomia na gestão dos dados agropecuários do Estado do Maranhão.