AGED vistoria abatedouro com registro no Serviço de Inspeção no município de Tutóia.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), através da Coordenação de Inspeção de Produtos Animais (CIPA), realizou a vistoria de um abatedouro frigorífico, situado no povoado Alto Alegre, zona rural do município de Tutóia, para aplicação de check-list de verificação das condições de manutenção das instalações e equipamentos do empreendimento, que possuí registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A ação de vistoria, desempenhada pelos fiscais da AGED, visa garantir a qualidade higiênica sanitária de produtos de origem animal a população.

O check-list aplicado consta de 33 itens a serem vistoriados como: banheiros, vestiários, salas de vísceras e abate, caldeiras, almoxarifados, entre outros. Em cada item são avaliadas as condições de higiene e instalação dos locais observando a manutenção e conservação de utensílios e equipamentos, a organização, as adequações e uso, etc.

A médica veterinária, Ednilce Miranda, responsável técnica pelo estabelecimento, considera muito importante a ação de vistoria. “As vistorias de estabelecimento de produtos de origem animal realizadas pela AGED/MA, com a aplicação de check-list, são importantes pois identificam pontos críticos nos estabelecimentos que necessitam de correções e adequações para assegurar a qualidade higiênico sanitária e a garantir a segurança dos produtos de origem animal ofertados a população maranhense”, afirmou.

Através do Plano de Inspeção do SIE, a AGED realiza nos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual vistorias para acompanhamento das instalações, fluxograma de abate e higiene operacional, compreendendo tanto a área interna como externa com intuito de avaliar não apenas os procedimentos operacionais, como também as condições de manutenção dos estabelecimentos.

É papel da AGED assegurar a oferta de produtos de origem animal e vegetal com qualidade à população, por meio da defesa e inspeção agropecuária, atuando na preservação da saúde pública e do meio ambiente.

FONTE: SITE DA AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MARANHÃO (AGED-MA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *