A partir desta terça-feira (6), técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo para atualizar informações sobre os custos de produção do arroz, soja e milho no Maranhão. Os encontros com agricultores e agentes do setor seguem até sexta-feira (9), no município de Balsas, um dos maiores produtores de grãos da região Matopiba.
Durante as reuniões, que também incluem empresários relacionados à cadeia produtiva no estado, são apuradas informações sobre os coeficientes técnicos que envolvem cada cultivo, tais como preços de insumos, maquinário, implementos utilizados na produção e preços praticados. A Conab também realiza os painéis com a finalidade de estimular a participação de representantes das cooperativas, sindicatos de trabalhadores, agentes financeiros e outros interessados no tema, para ampliar o público da pesquisa e garantir maior precisão dos valores identificados.
Os dados colhidos pela Conab servem como base para a definição das ações públicas de apoio ao produtor, como a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), instrumento utilizado pelo governo federal para diminuir oscilações na renda dos agricultores e assegurar uma remuneração mínima para cada cultura.
Fonte: Site Agrolink.